Os avanços tecnológicos das últimas décadas fazem muitos de nós sentir como se estivéssemos vivendo em um filme de ficção científica. A medicina, em particular, também está experimentando uma profunda mudança de paradigma, e sem sombra de dúvidas há mais inovações por vir.

Os gringos do Bright Side resolveram listar algumas dessas tais inovações, falando um pouco do que de fato elas impactariam em nossas vidas.

10. Anatomia holográfica

A Microsoft está trabalhando em um fone de ouvido de realidade aumentada chamado HoloLens, que projeta informações digitais sobre o que você está vendo. Imagine o quão fácil será para a futura geração de médicos explorar a anatomia humana. Agora imagine um cirurgião vendo além da pele e dos ossos sem abrir órgãos. Este aprimoramento significa cirurgias mais precisas.

9. Lentes de contato do Google

Tem como objetivo ajudar as pessoas com diabetes. A lente de contato do Google fará o trabalho medindo constantemente os níveis de glicose no sangue em suas lágrimas.

8. Revolução de impressão médica em 3D

Com a impressão em 3D, o futuro já está aqui. A tecnologia está de fato se preparando para revolucionar a área de próteses e implantes.

7. Revolução de impressão médica em 3D (parte 2)

Nesse caso não iremos tratar da criação de próteses, mas sim de medicamentos.

Estamos falando sobre moléculas bioprinantes e patenteadas aqui. Os medicamentos comuns geralmente são pressionados e moldados, enquanto uma bioprinta monta uma cápsula camada a camada sem comprimi-la. Como suas camadas finas se dissolvem muito mais rapidamente, o corpo absorvera a cápsula mais rapidamente. Com certas doenças como epilepsia ou acidente vascular cerebral, essa velocidade é crucial.

6. Órgãos impressos

Então você leu sobre implantes, próteses e drogas impressas em 3D. Agora é hora de quebrar as notícias sobre tecidos e órgãos criados em 3D. A bioprinção 3D está sendo estudada ativamente na medicina regenerativa para resolver a falta de transplante de órgãos. Os cientistas estão encontrando maneiras de imprimir materiais e células biocompatíveis, que podem ser usados ​​para criar tecidos vivos.

5. Faca Smart

A oncologia cirúrgica é uma maneira eficiente de vencer o câncer. No entanto, para evitar deixar uma área cancerígena, os cirurgiões também precisam remover os tecidos próximos. Com a nova ferramenta iKnife , testada pelo Imperial College de Londres, o risco de deixar células cancerosas em um paciente será minimizado. A ferramenta verifica e identifica rapidamente áreas tumorais, não deixando nenhuma possibilidade de rebrota de células cancerosas remanescentes.

4. Tecnologia de imagem para melhores diagnósticos

Há outra notícia muito emocionante sobre pacientes que são diagnosticados com mais cuidado e rapidez por meio de radiologia. Talvez você não tenha percebido que você encontra radiologia quando lida com raios-X e ressonâncias magnéticas. Mas este equipamento é gigantesco e ambíguo em termos de leitura dos resultados e sua precisão. O que os cientistas estão trabalhando agora é uma máquina radiológica que garantiria dados médicos sólidos. Imagine um scanner que possa detectar instantaneamente áreas doentes e fornecer biomarcadores e sintomas.

3. Ensaios clínicos mais rápidos

Ao contrário dos ensaios clínicos longos e dispendiosos de hoje, a tecnologia Harvard Organs-on-Chips promove microchips representando modelos de células humanas. Drogas ou componentes podem ser testados sem fim, o que tornaria os ensaios clínicos mais rápidos e ainda mais precisos. Além disso, a tecnologia ajudará a eliminar completamente os testes em animais.

2. Robôs em cuidados de saúde

Os robôs não são mais atributos da ficção científica – eles são amplamente empregados em nossas rotinas domésticas. Os cientistas agora estão introduzindo robôs TUG que são capazes de transportar cerca de 450 kg de bens, materiais e suprimentos clínicos em um hospital.

1. Propriedade de dados

Você esteve naquela situação estranha onde seu arquivo médico foi perdido, não tem permissão para vê-lo, ou foi mal interpretado? Isso é porque seus dados de saúde são de propriedade de hospitais, instituições e laboratórios. No futuro , tudo ficará disponível para todos, graças ao uso de sensores de saúde, wearables e dispositivos de diagnóstico portáteis. Esta abordagem é segura para trazer a paz de espírito e melhorar a eficiência geral da saúde. Apenas imagine ter todos os seus arquivos médicos armazenados em um só lugar e poder acessá-los e compartilhá-los.


Like it? Share with your friends!

DEIXE SEU COMENTÁRIO